terça-feira, 4 de maio de 2010

Discriminação de Preços de 1º grau


Nesta primeira publicação discorro sobre um assunto que todos os consumidores deveriam se perguntar, o porque que alguns produtos são mais caros para alguns consumidores e esses mesmos produtos são mais baratos para outros. A resposta é simples, o nome desta prática se chama discriminação de preços de 1ºgrau. Para a empresa o ideal seria cobrar preços diferentes a cada um de seus clientes, porém ela não consegue fazer isso por que existe um infinito de opções de produtos. E para cada produto existe um tipo de consumidor, que esta disposto a pagar um preço máximo, denominamos então o nome preço de reserva.
Essa prática que as empresas adotam se da pelo fato que, cada vez que as empresas produzem um produto elas tem um objetivo de chegar ao custo marginal (aumento do custo resultante ao aumento de uma unidade adicional)igual a receita marginal(variação na receita resultante do aumento da produção em uma unidade). Desse modo somando os lucros incrementados pela unidade adicional produzida, obtém-se o lucro variável(lucro descontado o custo fixos de produção).
Portanto para os empresários exercerem essa prática produzem até o ponto do custo marginal ser igual a receita marginal, capturando assim a renda dos consumidores que estão dispostos a adicionarem mais uma unidade de produto para satisfazerem suas necessidades.
Na proxíma publicação irei descorre sobre a discriminação de preços de 2º grau.
Fonte:PINDYCK,Robert S., Microeconomia,6ªed,São Paulo EDITORA PEARSON PRENTICE HALL,2005,pag.327.
Creative Commons License
o noticiario economico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

Um comentário:

  1. PARABENS Wanderson , ta massa viuu'
    super organizadoo , Boa sorte pra voce
    na profissao .Beijos '

    ResponderExcluir