sexta-feira, 21 de maio de 2010

Discriminação de preços de 3º grau


Imagine uma situação em que um consumidor vá a uma empresa comprar uma determinada mercadoria com um preço X, e o produtor alegue que a marca é a melhor sendo assim o seu produto é melhor no mercado daquele seguimento.
O consumidor irá propagar que a sua mercadoria é a melhor dentre todas que ele pesquisou por causa, e uma de sua justificativa será o preço pelo bem que ele pagou.
Agora imagine um segundo cenário em que a empresa que produz o mesmo bem X, porém mude somente a marca e a qualidade do produto seja a mesma e ofereça ao mercado seu produto um preço bem inferior em relação ao produto X essa pratica na economia se chama discriminação de preços de 3º grau.
Conforme Pindyck 2005 a discriminação de preços de 3º grau é: Prática de dividir os consumidores em dois ou mais grupos com curva de demandas separadas e cobrar preços diferentes de cada grupo de consumidor.
Isso acontece por que normalmente cada grupo de consumidor (jovens, idosos) está disposto a pagar por preços bem menores do que do resto da população, porque sua renda é mais restrita.
Essa pratica também e muito utilizada em passagens aéreas para separar turistas de viajantes a negócios sendo que, o turista reservando sua passagem ele irá pagar um preço menor para os que estão precisando viajar a negócios no mesmo dia. Viagens à noite, divisão de classe em executiva e classe econômica, tudo isso é uma forma de captura a renda do consumidor.
Outra situação que se pode perceber é quando a tem shows na cidade, em que os ingressos são vendidos em lotes (ex: disponibilidade de 1000 ingressos por R$15,00.). Pelo fato de existirem consumidores que não estarão sujeito a variações de preços, o mesmo comprar o ingresso no local pagando um preço bem acima que em era oferecido.
Portando terminamos a nossa trilogia de descriminação de preços, em que todas as situações que eu descrevi, sempre quem produz é estará aumentando seu ganho de capital somente esta última que o ganho do mesmo proporcionara um benefício para o consumidor por causa da divisão em grupos.


Fonte: PINDYCK,Robert S., Microeconomia,6ªed,São Paulo EDITORA PEARSON PRENTICE HALL,2005,pag.331.

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