sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crise: Socialismo não é solução


Com a crise ocorrida EUA, as ações do governo foram repensadas, por causa da ineficiência do mercado desregularizado. Em conseqüência desse fato os EUA tiveram o menor consumo de bens, consequentemente a China a importou menos matérias-primas e exporta menos produtos para o Ocidente, fazendo com que o preço das commodities despenque e o crescimento mundial não ocorra da mesma forma.
A partir destas evidencias foram colocadas em xeque o sistema de livre mercado. Evidencias no texto mostram que com o sistema capitalista, desde a o inicio da Revolução Industrial o PIB cresceu 9 vezes ate 2001enquanto a população cresceu 6 vezes, e a renda per capita crescendo 1,2% a.a.
Entre 1993 e 2006 o PIB teve um aumento de 1,2%a.a para 3,7%a.a, a população cresceu 18% enquanto o PIB per capita aumentou 40% pelo poder de paridade de compra (PPP). Isso mostrou que o sistema de capitalismo funcionou durante esse período, e agora esta funcionando em países com o antigo regime socialista (China, Alemanha, URSS, etc.).
As propostas keynesianas mostram o que a implosão de credito privado vis-à-vis a explosão do credito, serão ineficazes conforme já foi ocorreu em países como Japão, com amplas estatizações e alta inflação na década de 60.
O papel do Estado é somente garantir lazer, educação, saúde, segurança, justiça e infraestrutura; um Estado que é presente todo momento, ele fica sobrecarregado. O ideal é o estado somente fiscalizar e fazer com que as empresa invistam para proporcionar o desenvolvimento de uma nação.
Um Estado presente a todo o momento mostrou que é ineficiente, então podemos dizer que o socialismo segura desenvolvimento econômico e proporciona a coletivização de impostos e menos perspectiva para boa parte da população.
Nota-se que o socialismo não é a melhor forma de governo, pois, não proporciona um desenvolvimento endógeno. Crises vêm e vão, já ocorreram 93 países sendo que a queda do PIB em 47 deles foi igual e ou superior a 10% (Martin Wolf). Nesse momento de crise o Brasil deve aproveitar suas oportunidades pelas suas vantagens comparativas e o pelo seu enorme mercado interno.
Portanto crise de capitalismo deve ser superada com capitalismo, socialismo não e a solução.

Licença do site
Creative Commons License
O Noticiário Econômico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário