quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Opep – Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Indústria Petrolífera

 Entidade criada em 1960 no Iraque. Foram responsáveis por sua fundação a Arábia Saudita, o Irã, o Kuweit, Venezuela e o próprio Iraque.
  A Opep surgiu com o objetivo de estabelecer uma política comum em relação ao petróleo. Porém nada mais é que um cartel formado pelos países com as maiores reservas de petróleos mundiais. Integraram-se posteriormente à organização: Argélia, Equador, Gabão, Indonésia, Líbia, Nigéria, Qatar e União dos Emirados Árabes.
  O Equador suspendeu a sua adesão em Dezembro de 1992 e reativou em Dezembro de 2007. O Gabão, terminou à sua adesão, com efeitos a partir de 1° de janeiro de 1995.
  A Indonésia, suspendeu a sua adesão em Dezembro de 2008.No início da década de 80 os países da Opep respondiam por cerca de 60% da produção mundial de petróleo e 90% das exportações. Para prestar ajuda financeira a países em desenvolvimento não da organização, criou-se um fundo especial em 1976. A Opep surgiu como uma poderosa organização logo após a guerra árabe-israelense de 1973, quando os países árabes nelas integrados boicotaram o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos e outros países que auxiliavam Israel.
  Em conseqüência, os preços do petróleo que aumentaram substancialmente. A partir desse episódio, todos os integrantes da Opep decidiram reajustar os preços regularidade. Em 1976 foi introduzido um sistema dual de preços, pois a Arábia Saudita e a União dos Emirados Árabes decidiram mantê-los em nível mais baixo que os membros da organização.
  Este cartel que os países produtores de petróleos criaram vai muito além do que uma simples regulamentação de preços internacionais, pois, no âmbito local também e praticado muitas vezes. Proprietários de postos de gasolina também costumam praticar o cartel cobrando R$00,2 a R$00,1 centavos de diferença maquiando assim o mesmo. Sendo assim órgãos reguladores e até mesmo todos nós devemos fiscalizar para que a prática de cartel seja extinta e a livre concorrência aconteça.

Fonte: Dicíonário de economia do século XXI
Creative Commons License
O Noticiário Econômico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.

Um comentário: