segunda-feira, 2 de maio de 2011

MARKUP E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Markup - É um termo em inglês que significa a diferença entre o custo total de produção de um produto e seu preço de venda ao consumidor final. A diferença indica o custo da distribuição física, ou seja, quanto custa levar o produto de onde está armazenado até as mãos do consumidor final, mais o lucro do produtor, dos intermediários e dos varejistas. Por exemplo, se o custo de produção de um produto é igual a R$20,00, e o preço ao consumidor final deve ser 30% mais elevado(ou um markup de 30%), o preço final ao consumidor deverá ser: R$20,00 + (30% de R$20,00) = R$20,00 + R$6,00 = R$26,00.
Margem de Contribuição - É a diferença entre o preço de venda de um produto e seu custo variável (MC = Pv-Cv). Se o preço de venda de um produto for igual a R$10.000,00 e o custo variável desse produto se elevar a R$6.000,00, a margem de contribuição será igual a R$4.000,00. Isso significa que cada real de vendas contribui com 40 centavos para a cobertura dos custos fixos, quais, dependendo do volume de vendas, podem ser ultrapassados, sendo gerados, nesse caso, lucro à empresa. A margem de contribuição também chamada de “contribuição para o custo fixo”, “saldo marginal” ou “receita marginal”.

Fonte: Dicionário de Economia do Século XXI.

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